Imagem usada como logotipo do site electronica-duartes.com

***O endereço do Fórum electronica-duartes foi alterado*** Por Favor Clique Aqui para entrar***








Pesquisar Manuais Serviço/Esquemas





Pesquisar no Site Antigo e Fóruns
< ?php?>

Como Testar Lâmpadas CCFL

Esta imagem é usada como logotipo do site electronica-duartes.com





Informações Sobre Lâmpadas CCFL ou Backlight



 
 

Muitas vezes, a nossa tv ou monitor LCD, apresentam a imagem muito escura ou até a tela completamente apagada. Neste caso, devemos testar as lâmpadas “CCFL” ou “Backlight” (as lâmpadas responsáveis pela iluminação das telas dos LCD’s) e o “Inverter” (que é o responsável pela alimentação das lâmpadas “CCFL”).
Como podemos testar as lâmpadas CCFL (lâmpadas das telas de LCD) também conhecidas como “back-light”.

Para fazer este teste, precisa do seguinte material:

Um inverter, pode ser um inverter retirado de um scaner descartado ou um simples inverter que comprou numa loja de componentes para eletrónica.

Uma fonte de corrente contínua de 12V.

Uma lâmpada CCFL (pode ser a do scaner de onde retirou o inverter) para ter a certeza que o inverter está a funcionar e, também, para testar o inverter do aparelho que está com avaria.

Abaixo, estão algumas fotos de exemplos de como pode ser feito este teste. Veja com atenção.

Na foto abaixo, veja como fazer a ligação da fonte de 12V de corrente contínua ao inverter. Tenha cuidado com a polarização.
Determine em primeiro lugar qual a entrada positiva (+) e a negativa (-) e só depois, faça a ligação.

 




 

Nesta outra foto, poder ver a ligação da saída do inverter à lâmpada CCFL.Neste caso, como se trata de uma tensão alterna, não precisa ter atenção à polaridade.

 




 

Na foto abaixo, a alimentação encontra-se ligada mas, como pode ver, a lâmpada não acende, sinal de que esta está queimada ou seja, avariada.

 




 

Nesta outra foto abaixo, também com a alimentação ligada, pode ver que tudo está a funcionar em perfeitas condições uma vez que a lâmpada se encontra acesa.

 





Que fazer quando o aparelho com tela de Lcd que temos na bancada está com a tela apagada.

A avaria mais comum nas Tvs de Lcd, é quando o circuito de vídeo está a funcionar mas, a tela está escura porque as lâmpadas não acendem. No entanto, não sabemos se o causador desta avaria é o “Inverter”,ou a fonte de alimentação.
Uma maneira fácil de sabermos quem é o causador desta avaria será:

Desligarmos as lâmpadas, depois, usando uma lâmpada que sabemos estar boa, vamos ligar numa saída do inverter, se ela também ficar apagada fazemos o seguinte:
 
A maior parte dos “Inverters”, trabalham com 12V, 5V e dois sinais um de controlo de brilho (PWMOUT) e o outro de on/off (BKLON). Estes sinais, saem do CI “Scaler”. A falta de um
destes sinais, será devida a um defeito neste CI onde se faz o processamento de vídeo. No caso de pensarmos que o defeito está na fonte, basta que liguemos uma fonte de pc (ou qualquer outra
fonte) que tenha saída de 12 e 5 Volts e os sinais enganam-se com uma fonte de 3 a 4V. Já resolvi alguns problemas deste tipo usando uma alimentação de 3,2V + ou – retirada do chassis da
própria tv. Se o defeito continua, o que acontece algumas vezes, podemos ter uma avaria no “Inverter” ou nos transístores que alimentam o circuito “Royer” que é o responsável pelas lâmpadas acenderem. A alimentação deste circuito é feita com dois tipos de transístores, os transístores normais e os fet’s. Ambos se conseguem comprar em lojas de componentes permitindo deste modo, que consigamos resolver os defeitos mais comuns nas Tvs de Lcd. Se o defeito for numa lâmpada, trocamos esta por outra com a mesma medida podendo no entanto, colocar no lugar desta lâmpada, um condensador de 100pF/3KV. Com menos uma lâmpada a iluminar a tela, talvez quase não se dê por isso.



 


Imagens de Inverters




 
 
Cortesia do colega e amigo Joarez Siczkoriz



about author

Admin

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário

You must be logged in to post a comment.