Faça uma Doação para Ajudar a Manter o Fórum. Obrigado.
Pesquisa em todo o Site e Forums
Pesquisa personalizada
Enviar Archivos (Esquemas/Manuais Serviço/Outros)Aqui


Veja tutorial como Fazer Aqui



Visite meu blog - Clique na Imagem Acima




Comunicar Links que não Funcionam

Foro Sitio Site Arquivos Eeprom (Dumps) Arquivos Micronas
Como Testar Lâmpadas Ccfl (Backlight) Pesquisar Manuais Serviço/Esquemas/Outros


Regras do Forum Dicas Reparação Áudio Dicas Reparação Dvds Dicas Reparação Tvs Dicas Reparação Tvs Lcd Esquemas Áudio Esquemas Dvds
Esquemas Dvds Blu-Ray Esquemas Fontes At/Atx Esquemas Fontes Tvs Lcd Esquemas Fontes Tvs Led Esquemas Home Theater Esquemas Mesas Mistura Esquemas Microondas Esquemas Monitores Esquemas Monitores Lcd
Esquemas Projetores Lcd Esquemas Satélite Esquemas Tvs Esquemas Tvs Lcd Esquemas Tvs Led Esquemas Tvs Plasma Esquemas Tvs Projeção Esquemas Ups (Nobreak) Modos Serviço






A partir de hoje, todos os arquivos/ficheiros enviados ao fórum, devem ser enviados Aqui Nesta Página. Links de outros sites não serão aceites no fórum e os que forem publicados serão eliminados. Peço desculpa, esta medida destina-se a evitar o aumento de links inválidos no fórum.

Autor Tópico: COLETANEA DE DEFEITOS EM VARIAS MARCAS E MODELOS  (Lida 5147 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

edson tadeu santos reis

  • Visitante
COLETANEA DE DEFEITOS EM VARIAS MARCAS E MODELOS
« em: Fevereiro 04, 2009, 10:13:22 pm »
01-TV  PHILIPS  CTO -  DEFEITOS- sem sincronismo ou entortando a imagem no topo da tela – solução- trocar todos os capacitores eletrolíticos do setor do Ci 2577- se não resolver troque o CI toda 2577- ou o capacitor da fonte de 12V que alimenta o tda2577.
02- TV PHILISPS -  defeitos intermitente, ou apitando- causa- eletrolítico- c 323.trocar por novo, pode trocar sem medo.
03-  TC 2041S- defeito- os nanais não estam memorizando.- - trocar o Diodo 771 em curto ou aberto ou o Resistor R771 e verificar se tem a tensão de – 30 volts que alimenta a memória,se não resolver troque o capacitor de 4,7uf x160v fica perto do fly back,capacitor eletrolítico.
 04- CPH-01philco- todos os modelos- defeito- fonte não oscila- causa do defeito resistor R-1912 aberto- Sem contraste causa- zener 302 em curto este zener e de 15 v.
05-CPH 02 philco–todos os televisores desta marca dão este  defeito-Vertical fechado na parte superior –defeito-  eletroliticoC609 trocar-Fora de freqüência  -causa eletroliticoC 604.Imagem  dobrada na parte inferior- defeito- eletroliticoC 610.
06- Philco CPH 03 philco- - o horizontal não oscila- defeito no vertical saída LA 7837 em curto.Fonte não funciona causa do defeito- resistor R 902-R903-R904. e boa sorte
06-TV Philco  PC 2004 0u PC 1401- fonte não oscila- causa resistor de 10k metal filme alterado ou resistor de 6k8 alterado outro Defeito- não  sintoniza canais- Causa- resistor de 22K alterado metal filme-outro DEFEITO- televisor saindo fora de sintonia- Causa varicap- trocar o mesmo.,verifique o zener de 33V se não esta com algum defeito .
06- TV Philco  com o  STR 50103- Fonte de alimentação inoperante- defeito –resistor de 470k aberto- Led  Stand Bay fica piscando-  vertical em curto ou capacitor de poliéster da fonte  defeituoso, Zener de 20 volts em curto causa-  STR defeituoso- substituir o mesmo substitua também o diodo que retifica os 20 volt   Imagem entortando – defeito - Falta de filtro na linha dos 300V- trocar o eletrolítico principal da fonte.,é o maior capacitor que tiver.
07-Como destravar DVD CCE- destravamento definitivo- primeiro  pressione a tecla open e aperte o botão zoom, aperte o botão A- B. Depois Pressione as setas na seguinte seqüência. Para cima ,esquerda ,para baixo e direita. E pronto.  Esta tudo liberado.
08- Televisores e monitores   todos- se a imagem apresentar  sem definição e com o tempo melhorar- retire o soquete do tudo  e limpe bem todos os contatos., o melhor mesmo é trocar por um novo. Pois pode voltar o defeito ou seja oxidar com o tempo.
 09- TV Philco PB 17 A 2- defeito-imagem com distorção lateral, entortando a imagem.- causa- resistor R 905 22k-troque.
 10-monitor IBM- G50- DEFEITO-ponto luminoso no meio da tela ao  desligar- defeito- R-424 –180k aberto.  Coloque um novo no lugar.
 11-TV CCE HPS  14- defeito - televisor sem cor e sem som no alto falante – causa do defeitoQ 801, troque coloque um novo.
 12 TV CCE- hps 1430R  deflexão vertical deficiente- causa- provável  Capacitor 356 e capacitor 357, se não resolver troque todos os eletrolíticos do vertical, que Dara certo.
 13- CCE- hps 1465- Defeito- sem som sem imagem- defeito provável.  Capacitor 413.330pf em curto e boa sorte.
 14 CCE hps 2070- defeito – televisao parada- causa provavel diodo D807 ou IC 705, verifique outros componentes também.
 15- TV Mitsubishi- Defeito- televisor não pega canais baixos- causa provavel C7 T1- o,01uf- em curto. Capacitor cerâmico.
 16-TV Mitsubishi- TC 2041S- tem dificuldade para ligar ora liga ora não liga- causa- R 916-150k aberto. Troque.,pode estar aberto ou alterado.
 17-TV Panasonic- TC-14TR-1- defeito aparesentado-  ora funciona ora não funciona- causa- C813. troque.  Por um novo.
 18- TV Panasonic- TVC 20C2- vertical  defeituoso- trocar C 410- capacitor eletrolitico
19-Philco pc 1405- altura deficiente- trocar os capacitores C607 e C 609. capacitores eletrolíticos.
20- Philco pc 1615- defeito sem cor em preto e branco-causa provavel trocar capacitor C 515- 47 nf., capacitor cerâmico, são campioes deste defeitos.
21- Philco PC 2004- defeito-Barra escura na horizontal-causa C 607- 10 uf. Capacitor eletrolítico  Troque.
22- Philco pc 2043- defeito- imagem entortando- causa-do defeito C905 220uf- troque. É um eletrolítico.
23-PHILIPS- Cn 4037- defeito- retraços  em toda a  tela- C400- troque. Coloque um novo.
24- Philips- Cn 4065- retraços no topo da tela vertical - C400. eletrolítico velho. 
25- Philips cn 4065- sem cor- pode trocar  trocar CI 200., analise todos os componentes ligados a ele para não ter surpresa.
26- Philips- GL 1011 e outras- Vertical treme treme- trocar a saída vertical por outra original, se não resolver troque os eletrolíticos de filtro da fonte e ligados a saída vertical. Boa sorte.
27-Philips- 12 tx 1572-   deflexão vertical instável-  causa provavel trocar C 527 100uf. Capacitor eletrolítico.
28-Toshiba- TC 1470-Tela  toda verde com traços brancos em toda  a imagem - trocar CI 501- verifique os componentes ligados ao mesmo também.
29- Televisores Sharp as que tem fonte com transistor  2SC 2365 na fonte-Defeito fonte em curto - trocar todas as peças que estiverem em curto e substituir o capacitor de 10uf 450V, pois é ele o causador da fonte estourar.  É segredo não conte pra ninguém.
30- TV Sharp- 2040B inoperante total- causa provável- R 601 330R.  troque
31- Philips GL1045- inoperante total- causa provável-D 345- zener faça o teste fora. Depois  eu vou ensinar como testar um zener  facinho.
32- Sharp- linha vertical com som tipo um interferencia- causa provável- eetroitico C 626- R 618  coloque novos.
RADIO AM/FM E ONDAS CURTAS- MOTORADIO,MOTOBRAS- DEFEITO – sain do som bem baixinho- troque a saída de som ,o CI 7052.
33- Sharp TVC 11691/B- fonte não funciona algumas vezes ou esta parada- defeito- C 709-2,2uf  capaacitor eletrolítico. Troque.
34- TV SHARP- 2053- defeito- não dar nada mortinha- C713- 1nf ou toda 8380 troque-os.Defeito- sem deflexão vertical- causa- 6 618 ou R 68R – aanaalise outros componentes .
35-Sony KV 2158-toda morta- toda  apagada- verifique transistores Q 601,Q602 e  resistorR 607-  boa sorte.
36-TV Philips- 14GX 1618/78R-e imiaares-  defeito-tela  todaa branca,cheia de linhas  é ,como se o screen estivesse todo aberto no Maximo-   causa- Resistor R 3469 aberto.  Verifique a  tensão de 180V que vai para a placa  ddo cinescópio.
37- CCE hps 1470- Defeito - funciona tudo normal  todas as funções ,  acontece que  quando coloca no stand by ela emite um apito no alto falante- causa provavel resistor R804 aberto. Ou alterado. Meça  e veja.
38- TV Sharp-  C 20 13 e outros modelos com mesmo chassi- Desligando sozinha,atuando proteção depois de 05 minutos, causa provavel Capacitores eletrolíticos da fonte- trocar todos.
39- TV Sharp- C1453- atuando proteção ou seja, desligando após um minuto- verificar a saída vertical se esta em curto ou olhar  o resistor R 727 de 22k se esta alterado este resistor e muito critico.  Verifique  outros componentes.
40-CCE- HPS 1403,2003,2006 ou 2706- Defeito-  Led  Stand by fica piscando sem funcionar- causa-  capacitor C826 em curto ou com fuga troque o mesmo.
41-TV CCE todos os modelos - não esta desligando manualmente ou pelo controle remoto, só se tirar o plugue da tomada- causa- trocar o transistor drive-Brincadeira, em! Televisão é o cão mesmo-quem diz que faz isso.! Nem sempre é isso, .
42- CCE- hps 2085 e todos que usam o IC LA 7910- Defeito- Canais saem de sintonia- Causa- capacitor  cerâmico ligado nos pinos 3 e 4 do LA 7910,verifique e troque se estiver em curto.
43- UMA BOA DICA- . Caso você notar  que a saída horizontal do televisor esta  aquecendo muito, você pode  usar uma  saída drive do seu excitador  ,  ligue entre bone chip tv  ex tda8360/61/la 7685/la 7680/la7684/toda 8374etc A  fonte que alimenta a parte horizontal do one chip tv será sempre ativada pelo micro. Se  o micro  estiver parado alimente diretamente o ci oscilador do horizontal. Para conseguir alta tensão e conseqüentemente a trama na tela da tv. Boa sorte. 
  Ao trocar Toda 8361 de qualquer  letra x,y,e  tendo como resultado imagem pequena(horizontal dobrado) mude o resistor do pino 35 se  estiver 47k mude p/8k2 e vice-versa.  Isso é muito importante, pois temos peças no estoque e não spemo como usa-las.
Fly back -  Marca CCE - modelo que tem 5 voltas de fio em torno do núcleo de ferrite do fly back. geral do pontos A e B, para gerar ref . Horizontal, a inversão da posição provoca barra preta forte em um dos lados da imagem, ou excesso de largura; fique atento pois a pressa faz com que passe desapercebido esses detalhes e ai você ficaria procurando defeito onde não existe mais.
 Televisor Mitsubishi 2098 -
Para  verificar se o defeito e na fonte  de alimentação ou  em outra parte do circuito  do televisor,use fontes externas  115v/12v/45v ,sem usar o cabo de força do televisor, é claro, coloque as fontes acima citadas nos catodos dos diodos:D950/D951/D952, se tudo funcionar corretamente  è só voltar para a fonte e concerta-la. O televisor ou fazer o orçamento. Valeu.
 Toca CD -  CDP-AT3 – da  GRADIENTE
Defeito apresentado- as  bobinas da unidade fica  vibrando e mandando uma mensagem de erro  para o display do painel frontal .Causa: provavel   CI 102 TDA-7073 com defeito; este Ci e também o Drive dos motores do Cd play.
IBM G50
Defeito: Imagem deslocada  toda para a direita, ajuste de posição horizontal não atua,
A imagem fica muito feia  e sem definiçao, com muitas faixas escuras em toda a tela
Troque  os capacitores: C205, C225 e C351 e boa sorte
PANASONIC G21 – vídeo cassete
Defeito: Quando empurramos a fita para dentro do box, o display  do painel se apaga
Solução: Este defeito ocorre porque a fonte não suporta puxar a mecânica, neste caso deve ser trocado o capacitor eletrolítico de 10uF x 25V que fica numa plaquinha no primário da fonte. Alias pode trocar todos os eletrolíticos deste setor,pois eles podem apresentar outro defeito devido estarem velhos.
Defeito: Vídeo cassete-   MECANISMO FICA MUITO MALUCO-.PARA RESOLVER O PROBLEMA: Troque 0   o foto-transistor que fica do lado esquerdo do Box  . boa sorte
VIDEO  Panasonic -: Odefeito  vídeo com grande ruído no som ,:este vídeo e hi-fi estéreo verifiquei a fonte encontrando o capacitor de 330uf/25 esgotado ele esta localizado na fonte e c105b . boa sorte.
vídeo Cassete Panasonic NV-F70
Defeito:Quando desliga-se o VCR com a fita no box, ou tenta usar o retrocesso ou avanço, o vídeo trava as funções, não permitindo nenhum comando, retirando a fita manualmente, e inserindo novamente, ele funciona normal até que se faça alguns dos passos acima. Solução. O F70 usa a mecânica "G" com um recurso a mais, ele tem uma chave de comando que vai na gremalheira dos tracionadores, próximo a chave indicadora do lacre da fita, limpar e ajustar os contatos. Vídeos Cassetes que tem o recurso de auto tracking, quando começar a chuviscar e em alguns casos a perder o som ou entrar tela azul, limpar o cabeçote de áudio e controle. Este é um defeito muito comum nos vídeos atuais.
 
TELEVISOR PHILCO PCM 2046
DEFEITO INTERMITENTE , ora pisca o led, ora não faz nada. Entra 150V no pino 3 do STR50103 e não sai nada.    Fica emitindo um zulbido na fonte. Solução: Soldar o capacitor C 911 (Capacitor de 220uF x 160V ou trocar o mesmo pode estar oxidado.
TELEVISOR PHILCO PC - 2027 -A Imagem  entortando ,repuxando  Capacitor C-216,2,2µFX40Volts .troque por um novo. E boa sorte..
Televisor Mitsubichi- As que usa o STRs-67... na fonte- defeito- queimando o zener de 120v causa do defeito- capacitor eletrolítico de 4,7uf da fonte aberto, desgastado. Boa sorte.
Televisor philcoPCM - 2044 Defeito: inoperante total, sem alta tensão e led do painel fica piscando IC-401 TDA –2613 em curto, atenção nem sempre  é esta peça defeituosa ou em curto.   Verifique  a tensão  +B de 20 Volts no capacitor C-915 e ver que a tensão era de 6 Volts e no coletor do transistor driver horizontal e verifiquei  que estava baixa com apenas 45 Volts. Foi desligando as alimentações  do +B de 20 Volts até localizar o curto.
Televisor Philco Hitachi- pc 1401- defeito- ouve-se apenas um miado e para tudo- causa do defeito- resistor metal filme de 10k ou 22k, que esta alterado. 
TELEVISOR PHILCO PC-2027-U Defeito apresentado- quando troquei o  Flay Bac a tv explode o capacitor C-718  1µF X 250Volts e queima a resistência R-7170,47Ohms.Trocar o diodo D-706=E202-2 coloquei outro substituto, outro comum.
TELEVISOR Sharp C -2025 - Fonte não arma-  verifiquei toda a placa e troquei  a resistência de 100K R-704 estava aberta.
TV MITSUBICHI - TC 2098/2099 Defeito apresentado retraços na parte superior da tela  Solução do defeito  esta no vertical; trocar m  capacitorC459 - 100uFX35V Defeito: vertical fechado: trocar R459 de 82Kohm ,veja outros eletrolíticos do vertical.
TV Philco  CPH-04  defeito apresentado  fogindo a freqüência horizontal e a imagem apresenta cores que tendem  a mudar  para o verde ou roxo. Solução: trocar cristal 503 .verifique o ci também.
TV Philips -  CTO-  defeito  problema na  sintonia. Não conseguia fazer uma sintonia perfeita, parecia interferência sobre  a  imagem na tela  e ao mudar  de canais, parecia que a sintonia  ficava fugindo. Solucionei  trocando  as bobinas S157 e S158 Defeito: boa sorte.
TELEVISAO PHILIPES MOD. CTO- DEFEITO- INTERMITENTE- OUVE-SE APENAS UM BARULHO DA NONTE, MIADO-  solução- resoldar todos os pinos do fly bck., e da placa básica se necessitar.
TV CTO Philips-    defeito - tela  escura.  Verifiquei  o CI de luminância mais não resolveu o problema , A solução é  trocar o capacitor eletrolítico C221 de 150uF pode substituir por um de 220 uf .
  TELEVISOR PHILIPS-16GL1331
 Defeito -  apresentava linhas na parte superior da tela  de imagem, o  defeito e no  vertical,  trocar o capacitor C410 de 100u/25 . verifique outros capacitores deste setor também.
TV Sharp 2025A –E OUTRAS SIMILARES.
Defeito apresentado-Tem alta tensão e o filamento acende porém não tem brilho; As vezes o brilho aparece e as vezes some. Resolvir o problema trocando  o indutor L605 que está ligado ao pino 4 do fly-back. Estes indutores costumam ficar alterado com alta resistência também.
TV Sharp  C2025 e similares-  tem  300V no coletor do  transistor da fonte 2SC2365 mas não sai nada no  emissor. Verifiquei se  existe curto no horizontal. E tudo beleza  resolvir  Refazer a soldas do transformador driver horizontal. O bom mesmo e você verificar toda a placa em busca de soldas frias.
TV Sharp C1453-2053 e similar.
Defeito inoperante total- desligando atuando a proteçao  troquei o  capacitor poliéster especial  C666, que está em curto.  Outro defeito apresentado era-  um Risco vertical Horizontal fechado  ai  troquei os resistores R618 e o capacitor C618. outro defeito que aparesenta muito neste televisor e a falta de cor  como resolver este problema, substituir C811 e 813 de 103 pôr 18pF . verifique as malhas do seletor de canais que da acesso para o terra pois se estiver interrompida fica tambem  sem cor.
TV SHARP - C 1453ou 2053 – defeito apresentado neste televisor é o  Excesso de altura: causa resistor R911. verifique também os eletrolíticos trocando por novos. Outro  Defeito: A TV não funciona- IC 104 em curto.ou o capacitor  C 616 - Defeito:Sem vídeo causda provavle diodo  D 601c  com  fuga- Defeito apresentado listras verticais na tela  R 512., pode ser também c apacitor eletrolítico.Defeito apresentado atuando proteção causa do defeito - D611 com  fuga emitia um zumbido-  Defeito:Não funciona parada- causa  IC 501 em curto. Defeito:TV não funciona: VARICAP, nem sempre é isso verifique as tensões de alimentação e contatei que o varicap matava a tensão de 5v.e boa sorte.
Observação-Não é só a tv Sharp, mas todas que são com controle remoto, O varicap utiliza a tensão de 5V, que é a mesma tensão de alimentação do processador. Se o varicap estiver matando esta tensão a TV não ligará. Geralmente é o CI do pLL que apresenta defeito, provocando a queda da tensão de 5V.  verifique isso .
Sharp TVC2199B
Defeito: Sem alta tensão. Medindo a alimentação no pino 7 do integrado IC203 encontrei apenas 7V onde deveria haver 12V. Essa fonte vem do transistor Q702 onde deveria entrar 15V pelo coletor e sai pelo emissor. Como todas as fontes do chopper estavam normais então não poderia ser um problema no primário da fonte. Troquei então o capacitor C731 e a TV passou a funcionar. Talvez este defeito também ocorra em modelos que utilizam o IX0731 na fonte .
 TV Sony KV2158 - Linha 21' - Tela plana Defeito: foge sintonia, ficando apenas chuviscos. Solucionei o problema  retirando o varicap, abrindo-o resoldando  todos os terminais que vão ligados à placa principal . caso você tenha outro pra colocar e melhor.TELEVISOR PHILIPS  14CT6401 - Defeito,APRESENTADO-sintonia automática não para.
CAUSA PROVAVEL DO DEFEITO - Girar S-158 no sentido anti-horário até parar, caso contrário, trocar S158, S157, C159 e C152. TENHA MUITA PACIENCIA.
Vídeo cassete Gradiente, modelo GV-404, com fita K7 presa. Foi constatado que um mecanismo de acionamento longitudinal, na parte inferior do vídeo cassete, responsável pelo movimento dos "pinos de carga", apresentava dois dentes da engrenagem amassados. Esta peça esta desgastada, devendo substituir por outra nova. 
TOCA  CD DA  Gradiente CDP-AT3 e OUTRAS MARCAS- COM UNIDADE 12/01
Defeito:às vezes funciona normal,às vezes dá "no disc  mensagem de erro.
 Em quased todos  os  casos o problema era  a unidade óptica.O caminho mais fácil é trocá-la e deixar o aparelho em teste por alguns dias.em alguns casos lavando a mesma com água e sabão liquido resolve também bom alguns meses. APARELHO DE SOM MARCA AIWA- MODELOS F9,F12,F15
Defeito travando o  funcionamento,ficando apenas algum segmento do display aceso. Substitua  o cristal ressonador do microprocessador que resolvera o defeito. 
Tv Sharp Defeito- ou desliga sozinha fonte fica baixa,se abrir o screen ela desliga . Causa saída vertical em curto ou defeituosa, esse defeito e comum nesta marca.   .
Televisor Philco CPH-01-PC1401 – defeito apresentado –falta largura e o fly back emite um zumbido- causa- capacitor C913.troque. por um novo.
Televisor Philco CPH-01-PC1401 -  Vertical fechado- trocar resistor R-626 aberto.potenciometro. ou  diodo D604-em curto ou resistor  R624 aberto ou capacitor  C-614 em curto. Boa sorte.
Philco CPH-02-PC1405 e outras- defeito- a tv não funciona pela manha quando esta  fria- causa- trocar os 03 três capacitores da fonte de alimentação trocar  todos. São de 4,7 uf .
PC1405  e outras -  Defeito- TV não funciona ou esta atuando a  proteção- C718 1uf 250v- troque.
  PC1405- Problemas no vertical encolhido ou def. de linearidade- causa- capacitor  C609- e resistor R613.com defeitos.
  PC 1405 -   defeito apresentado    Fonte com tensão alta- capacitor C911 aberto.
  PC 1405 -  a   Fonte não funciona- capacitor  C914 com fuga ou c912 aberto.  Verifique.
PC 1405 – defeito apresentado  um      Zumbido, barulho, como fosse grilo quando liga- defeito saída  Horizontal  em curto.
TELEVISOR PHILIPES  PRETO E BRANCO- MODELO L6-LA-   DEFEITO-sem som e sem imagem- trama normal- defeito- C213 em curto. Fonte cai para ll0V ou menos- resistor 361 aberto-
 TV TX07- defeito- tela fica escura com alto nível de preto- defeito- transistor TS565 troque.
Chassi CNF- 14cn4414 e outras....-defeito –foge sincronismo - afeta açor- causa-C587.troque.
philips 12BX- BP-queima saída horizontal superaquece e queima- Causa - transformador drive troque ou coloque um capacitor de poliéster de 100kpf entre o pino 2 e 1 do transformador drive assim resolve e o problema.
CCE- HPS 2070P e outros modelos- Vertical fechado –Resistor R 301 aberto de1M8.
TV Sharp 1452/2052B- atuando proteção desligando sozinha- causa- C739 com seus pinos oxidados . troque.
TV - Toshiba-TS201A- defeito tela branca sem som e sem imagem- causa- C116 com juga ou em curto.
Defeito de linearidade vertical,imagem dobrada, causa- C310 ,C316. troque.
CCE-hps-1415- sem som e imagem-  trama normal-causa –C101 aberto ou em curto.
CCE-HPS 1470 e outros modelos- Fonte queimada zener de 120 em curto- Causa trocar o fly back pois esta consumindo muito ou esta em curto. Faça toda a fonte e troque o FB.
Philco PC 2035 e outras- Totalmente inoperante- capacitor  C 4,7uf aberto.
TV Mitsubishi- TC 2001-inoperante apenas acende a luz vermelha da chave liga desliga- causa- C7p7 com fuga ou em curto- .
Philips 20GL1040- totalmente inoperante ou atuando proteção- Causa- C508 680pf-3kv com centelhamento interno. Troque.
TV Sony KV 2959T- totalmente parada ou intermitente- causa- C2,2uf 450v- esgotado.
CCE- HPS 2025- defeito- Brilho intermitente- Causa- diodo D201 1n4148 com defeito.
FAX-KX-F700- Panasonic- não recebia documentos-transmissão e fonia normais- causa- AS1  com defeito- troque.
Sharp- C2006A- somente com uma pequena faixa na horizontal,com imagem e som normal- causa- C509.
TV Philips BP BL2002- fortes ondulações no vídeo- causa- foi trocando o mosfet BUK444 que resolveu o defeito.
FAX- toshiba- não transmite e nem recebe documentos não tira copia e nem imprime, fonia normal- causa- resistor da fonte com defeito- R411- 47k.
tical em curto. Troquei e ficou boa.
TV Gradiente - muitos modelos- Defeito- atuando proteção ,desligando após 05 ou  10 minutos- Defletora horizontal oxidada causando curto.-troque-ª.
Dica- como testar um STR 50103, após ter sofrido uma queda de energia. E  fácil basta você ter um novo para compara-lo  as resistências com o multímetro,medindo do pino 1 ao pino dois,do pino 2 ao pino três do três para o quatro depois alterna ,do pino 1 ao pino 3 e assim por diante sempre comparando com o novo . Este teste é infalível. Uso sempre em minha oficina e nunca corri qualquer risco desnecessário.
Dica- como reduzir os 12v de uma bateria de automóvel para  5v ou 6v ou 9v .Utilize um regulador 7805,ou78...Conforme a voltagem que você queira reduzir, ligue o positivo da bateria no pino 1 do regulador e o negativo da bateria no pino 2 do regulador e no pino  3 sai  a voltagem regulada que você precisa.Atenção- coloque um bom dissipador de calor .com isso você pode alimentar qualquer radio gravador do tipo importado e serve para outras finalidades ,como testar estágios de televisores é muito útil .Assim você pode ter uma só fonte com varias saídas.
ATENÇÃO SENHORES TÉCNICOS E AFINS- SE VOCÊ  , ALGUM DIA TIVER PROBLEMA COM ALGUM APARELHO QUE  VOLTOU DURANTE O PERÍODO DE GARANTIA E VOCÊ NÃO CONSEGUIU RESOLVER O DEFEITO,FAÇA  O SEGUINTE,PEÇA DESCULPAS O CLIENTE E DEVOLVA O QUE ELE TE PAGOU,POIS É MELHOR DEVOLVER O DINHEIRO DO QUE PERDER O CLIENTE PRA SEMPRE SEM FALAR  QUE ELE IRÁ DIFAMÁ-LO PARA TODOS.ASSIM ESTE CLIENTE VOLTARA COM CERTEZA COM OUTRO APARELHO. PASTA SABER CONVERSAR E FALAR NA DIFICULDADE DE ENCONTRAR PEÇAS,AI O CLIENTE IRÁ ENTENDE-LO .Também evitará problemas com o procon.Nenhum técnico é obrigado a saber tudo.
MONITOR SANSUNG  3NE-   defeito apresentado  era a fonte não funciona após varias tentativas de funcionamento defeito- capacitor  C621 e C619 defeituosos.troque.
 Monitor Samsung – 3NE-  aLargura fica menor que o normal- causa- trocar o capacitor  C 422 ou os outros capacitores associados ao coletor da saída  horizontal.
Monitor VTC V-4967- Queimando a saída vertical  ao ligar o monitor . Causa do defeito  –capacitor eletrolítico ligado ao pino 15 e 220uf x35v. troque o mesmo.
Monitor Microtec 15’’- Defeito apresentado  tela reduzida- defeito – resistor R553- 2R aberto.
Mionitor  Mtek-1428- Queimando a saída  vertical- como resolver- troque o R 207 para 4,7R/5w metal filme o valor original é 1R. Troque o CI também caso esteje queimado também.  E boa sorte.
Monitor Sansung 3NE- defeito toda escura- dar par ver que magnetiza o tudo e não aparece  nada- Diodo D 505 em curto total.substitua  por um  comun1N4148ou similar.
Todo monitor que usa a saída vertical TDA9302, vem apresentado o defeito da tela ficar toda manchada,magnetizada, solução trocar o dito Circuito integrado.
Monitor Sansung 3NE- -não funciona- parado- causa-Resistor  R 613 e 614 e principalmente o C621 tem que colocar novo, não teste.
Monitor Itautec VC281- Defeito- encurtando o horizontal, causa- capacitor  C 523-de pico.troque.
Monitor Five Star –FT 5015- defeito – tela estreita, não ajusta largura.- defeito transistor com junção aberta Q413, checar os componentes ligados a ele.
Monitor IBM G50 com tela reduzida com linhas de retraço.- causa- R 424 de 180K esta aberto.
Monitor Sansung máster 3- defeito excesso de largura- causa- Q406- MJE806. troque.
Monitor Sansung máster 3NE- horizontal muito largo –defeito –Q  406-e D407.
Impressora  Epson FX 1170- não funciona nada-causa resistor de 300k aberto na fonte.
Televisor Philips 14GL 1316- defeito- não sintonizava . tensão de sintonia normal e caracteres na tela normal.-defeito- T 7100 o chaveamento de banda. Troque o mesmo.
Panassonic-20C6- Televisor defeito volume não aumenta-  e  o menu não atua- defeito- trocar a eprom e programar.
Televisor Philips 29’’ vários modelos- defeito-Caracteres de demonstração ligados diretos, não sai nem a pau e não obedece comando nem no remoto. Solução- Aperte volume- e canal + ao mesmo tempo e prontinho esta destravada. E boa sorte.
TV Sharp C 29ST58B- Toda  apagada,apenas um risco luminoso na horizontal. Defeito- Q 3701,TDA8350 ou D3718. troque os mesmos.   
Marca: Samsung 
Modelo: CQA4147
Defeito: Imagem muito larga
Solução: Verificar Q408, Q406, D407, C417 e R415
Marca: Techmedia 
Modelo: 1448G
Defeito: Vertical fechado
Solução: IC301
Marca: Goldstar
Modelo: 1425 plus
Defeito: Não liga
Solução: Substituir os diodos D709, D910, ou Q702 em curto ou aberto.
Marca:Goldstar
Modelo: 1425 plus
Defeito:Controles de largura e almofada não funcionam
Solução: Trocar Q609 com fuga .
Marca: LG   
Modelo: 1470
Defeito: Controles de largura e almofada não funcionam
Solução: Trocar Q709
Marca: Acer   
Modelo: 56L (7156L)
Defeito:O monitor está com largura excessiva e com brilho alto
Solução: Deve-se substituir D312 - FES8JT. Pode usar o ECG598 (NTE), como substituto.
Marca: Samsung 
Modelo: CQB4147
Defeito:  Um defeito muito comum, que apresenta neste modelo, largura expandida e controle de largura horizontal no painel frontal inoperante                           
Solução: Defeito ocasionado normalmente por rachaduras no circuito impresso na região do transistor Q406, que fica preso no dissipador da gaiola do flyback, ou por solda fria em seus terminais de ligação no circuito impresso, B, E e C. Quando isto acontece o diodo, D407 (UF5404), fica com fuga ou entra em curto, devendo ser substituído incondicionalmente, por outro exatamente igual, pois não existe substituto.
NOTA: "Quando substituído por um diodo similar, ou encontrado no mercado, embora funcione, o monitor pode funcionar por algumas, horas ou alguns dias e voltar a dar o mesmo problema."
Marca: OAC 
Modelo: 5L/LR
Defeito:  O monitor está saindo fumaça e o controle de brilho inoperante
Solução: Substituir D707 – ECG580 em curto  e R731 – 47R / 1/2W aberto.
SHARP-C 20ST57-ou C 1457..televisão- defeito- demora para vir a imagem. Tem que abrir o screem ,ai aparece.ou demora 20 segundos. Causa do defeito capacitor C624-substitua o mesmo por um de 22mf –400v.poliéster.ou 33mf. O original e 3,3uf/50v.este def.e fácil,se nesta televisão tiver um resistor no filamento coloque um mais baixo,ou,aumente a tensão de filamento,através de espiras enroladas no flyback.
Marca    Modelo    Problema    Defeito
CCE    HPS14    S/ cor e s/ som    Q801 (STR 3125)
CCE    HPS-1430 R    Deflexão vertical deficiente    C356 (1000 µF 35 V) e C357 (100 µF 35 V)
CCE    HPS-1465    S/ imagem e s/ som    C413 (330 pF)
CCE    HPS-2070    Inoperante, fusível aberto    D807, IC705 e IC801
Mitsubishi    TC 20012    Controle remoto não atua    C7P1 (0,022 µF)
Mitsubishi    TC2001Z    S/ sincronismo horizontal    R510 (6,8 K)
Mitsubishi    TC 2020    Canais baixos desaparecendo    C7T1 (0,01 µF)
Mitsubishi    TC 2041S    Algumas vezes não liga    R916 (150 K)
National    TC 146 M    Inoperante    C802 (220 µF 250 V) e bobina defletora
National    TC 205 N    S/ deflexão vertical    Q401 (25C 1473)
Panasonic    TCT-14TR-1    Operação intermitente    C813 (1 µF 250 V)
Panasonic    TVC-20C2    Vertical instável    C410 (0,1 µF)
Philco    B819    S/ imagem e c/ som    D305 (SKE 1/12) e R316 (22 R)
Philco    B819 TV 384    S/ brilho e baixo volume    R471 (100 R)
Philco    PC-1405    Altura vertical pequena    C607 e C609
Philco    PC-1601    Inoperante    T1901 (transformador da fonte)
Philco    PC-1615    Imagem sem cor    C515 (47 nF)
Philco    PC-2004    Barra escura horizontal    C607 (10 µF 160 V)
Philco    PC-2043    Imagem distorcida    C905 (220 µF 400 V)
Philco    17 A2-M398    S/ imagem e s/ som - chuviscos    Varicap
Philips    CN-4037    Retraços na tela    C400 (100 µF 25 V)
Philips    CN-4065    Retraços no topo da tela    C400 (100 µF 25 V)
Philips    CN-4065    Perde cor    CI200 (TDA3565)
Philips    CT3320    Sem sincronismo vertical    D388 (BAW62), TS392 (BS548B) e TS397 (BS558)
Philips    CT6000    Luminância intermitente    C221 (68 µF 25 V)
Philips    GL1011    Vertical treme    CI410 (TDA3653BQ)
Philips    GL1045    Inoperante    D345 (zener)
Philips    NCF    Não sintoniza canal    C089 (10 nF)
Philips    R22 K210    Inoperante    Suporte do fusível VL603
Philips    12 TX 1572    Deflexão vertical instável    C527 (100 µF 35 V)
Philips    3106-106-TX    Sem deflexão vertical    C509 (4,7 nF)
Samsung    CN3059    Sem som e sem imagem    CI saída vertical TDA8356
Sanyo    CTP 6715    Inoperante    R901 (470 R 10 W)
Sanyo    CTP 6715    Sem som    Q902 (D24YK) e R422 (12 k)
Semivox    TS-21C1S    S/ imagem e s/ som    Q481 (KIA7809) e R481 (2,7 R 1 W)
Semp    10 IL    Som c/ baixo volume    C613 (1 µF 250 V)
Semp    16 IL    Inoperante    R414 (18 K)
Semp    16 IL    Sem som    R613 (8,2 K)
Semp-Toshiba    TS-165    S/ imagem, s/ som, chuvisco    C116 (0,022 µF)
Semp-Toshiba    TS-207    Inoperante    C811 (10 µF 100 V) e R811 (220 K)
Semp-Toshiba    TV 1470    Tela verde c/ traços brancos    CI501 (TA8718N) (* 2x)
Semp-Toshiba    TVC 206    Linha horizontal    Q303 (2SB546A), Q304 (2SD401A) e R330 (1,2 K)
Sharp    C-1425-A    Tela verde    C859 (10 µF 250 V) e CI801 (IXO215)
Sharp    C-1440-B    Não sintoniza canal    IC1005 (IX37CE - é um zener de 33 V)
Sharp    C-2006    S/ imagem, c/ som    Triplicador de alta tensão
Sharp    C-2006A    Imagem deformada na parte inferior    C511 (100 µF 16 V)
Sharp    C-2010-B    Inoperante, fusível aberto    C707 (330 µF 400 V) e R615 (82 R 2,5 W)
Sharp    C-2010-B    Linha horizontal    R741 (1 R)
Sharp    C-2011-B    S/ cor vermelha    Q851 (2SC2229)
Sharp    C-2016    Imagem trepida na vertical    C509 (220 µF 16 V)
Sharp    C-2030-A    Linha vertical, com som    C626 (0,39 µF 400V), R618 (100 R 2 W) e R619 (idem)
Sharp    14R12    Inoperante    Fly-back e Q602 (25D1554)
Sharp    2040-B    Inoperante    R601 (330 R)
Sharp    TVC11690H    Operação intermitente    Q702 (2SD713)
Sharp    TVC11691/B    Fonte não liga algumas vezes    C709 (2,2 µF 50 V)
Sharp    TVC2053    Inoperante    C713( 1 nF 400 V), CI701 (TDA8380) e FET 2SK2139
Sharp    TVC2053    Sem deflexão vertical    C618 (470 nF 250 V), R618 (68 R 1 W)
Sony    KV2158    Inoperante    Q601, Q602 e R607
Telefunken    20C3270    Operação intermitente    CH16 (2,2 µF 16 V)
Telefunken    802 A    Oscilação na imagem    C507 e C516
Telefunken    841    Fusível queima em 220 V    CP16 (220 µF 400 V)
Toshiba    TS-147    Ondulação na imagem    C810 (240 µF 400 V)
Toshiba    TS-167    S/ imagem e c/ som    C902

VIDEOCASSETE

Marca    Modelo    Problema    Defeito
CCE    VCR-30X    Não funciona    C806 (47 µF 100 V) e C807 (idem)
Panasonic    NV L26 BR    Grava som com distorção    QR4001 (UN2213 - smd)
Philco    PVC 6000    Funciona por pouco tempo    C772 (10 nF)
Philips    VR-453    Reprodução s/cor    Solda fria no pino 26 do IC601
Philips    VR-457/78    Inoperante F901 aberto    CP1101 (elo fusível ICPN15), D955, Q901 (2SK2129)
Sanyo    VHR 9401BR    Grava c/ chuvisco    Control head e audio head
Sanyo    VHR 9403    Capstan inoperante    CI 601
Toshiba    M-X 41 M    Sem cor    C421 (0,01 µF)
Toshiba    M-X 61 M    Reproduz som, sem imagem    Q416, Q419 e Q420. E ajuste do cabeçote .
 
TV PHILIPS 14GX 1618/78R- DEFEITO-tela branca , cheia de linhas ,como se o screen estivesse aberto no Maximo. Causa- resistor r-3469 aberto.
Tv  philips  20PT 122 a/ 78R ou idêntica- defeito- TV não liga fica no stand bay.se apertar a tecla canal ele liga,mas se soltar volta para stand bay.- defeito- Diodo Zener 6650 9.1v-fica perto do micro.
TV CCE HPS 1470- DEFEITO - funciona normal,mas quando coloca no stand  bay ela emite um apito no alto falante. Defeito resolvido,foi trocado o resistor R 804 por um de 1k5..ok.
TV Philco chp –2039- defeito-clarões na tela e aparece espinhas de peixe e depois desarma a fonte. Defeito resolvido trocado o capacitor da fonte principal- C911 e C912.
TV Sharp c 2013- Defeito. Desligando sozinha depois de alguns minutos ligada.- defeito resolvido trocado os capacitores da fonte todos.
TV Sharp C 1453- defeito- da partida e corta, atuando proteção. Defeito está no vertical ou o R 727 de 22k este resistor e critico. Problema resolvido.
modelo C-2011, quando o transistor estiver em curto pode ser o regulador em curto ou provocado pelo capacitor do +B do transformador driver ressecado ou aberto o valor geralmente e de 0,5µF×250 volts pode trocar e por garantia coloque um de 1µF×250volts. Já no televisor Mitsubish modelo TC-2020 quando o transistor está em curto normalmente e provocado pela resistência que está alimentando o transformador driver que e de 6K8 ×3watts de metal filme com a capacidade alterada. Este transistor dificilmente entra em curto sem Ter uma causa.

 QUANDO FOR TROCAR UM FLY BAC.  VEJA SO;
Ao se trocar um flay-Back  verifique o circuito de ABL  e  deve-se verificar se tem algum fio enrolado no Ferrite deve se fazer uma anotação observando o sentido do enrolamento não se deve Trocar o sentido pois se fizer vai haver problema de fase no pulso o aparelho não funcionará, bem. Isto ocorre muito na TV da marca CCE.

TV Telefunkem CH-802- tenha cuidado.
 Televisão da marca Telefunkem modelo CH – 802 tome o seguinte cuidado  se tiver com defeito na fonte desligue primeiro a resistência do +B do vertical R- 401 de 10 ohms. Após o serviço executado re-ligue ,  isto e para evitar a queima do CI caso a fonte fique um pouco alterada.

 Fonte  de alimentação chaveada:
AS  TVs  que tem fonte chaveada as mesmas  tem o terra ligado na rede e o terra do chassis e isolado através do transformador ultra som da fonte. Tudo isto e feito para evitar que o usuário não leve choque na antena.isso  é muito bom.

 TELEVISORES GRADIENTE   E  PHILIPES OU OUTRAS MARCAS
Alguns modelos da Philips e Gradiente vem com uma bateria recarregável na memória, para evitar que o aparelho saia de sintonia ou fora de canal ao se desligada. Então quando esta bateria estraga pelo tempo o aparelho fica meio perturbado e o caso da Gradiente ela fica fazendo propaganda na tela e não obedece nem uma função. Se ela ficar fazendo Propaganda da gradiente, e a bateia estiver carregada. O método prático de eliminar e só tirar a bateria e colocar de novo ou então dar um curto nela e refazer os ajustes de sintonia. O certo mesmo e colocar uma bateria nova e pronto.

  PHILPS , MITSUBISH E OUTRAS MARCAS
Sintoma ela pode está simplesmente apagada sem fóco, ou pode funcionar após alguns minutos depois de ligada. Causa Quando a tensão de grade screen esta baixa geralmente é que devido a maresia ou umidade dos meses frios o soquete do tubo cria bactérias e quando chega o calor ele começa a vazar alta tensão pelo pino do foco, como a tensão de foco está em serie com a tensão de grade screen logo a tensão de screen fica baixa .
E só trocar o soquete do tubo.Acontece muito com a Phillps e com a Mitsubish.
AJV 1428NI
 O monitor com a tela totalmente escura. Resolvi então aumentar o screen e a imagem apareceu com um quadro bem estreito. Medi a fonte de 150V sobre o capacitor C812 e a mesma estava com apenas 80V. Examinando o capacitor C812 (100uf x 200V ) o mesmo estava com um de seus terminais um pouco frouxo e havia sinais de vazamento. Solução: Troquei C812.
MONITOR COMPAQ PRESÁRIO MODÊLO 462 DEFEITO: INOPERANTE ( Led frontal não sinalizava ) Verificando fonte primária foi constatado 152 volts chegando até o transformador ( chopper ) , mas sem tensão no secundário do mesmo. O zener 904 foi trocado por estar em curto mas o defeito persistiu. Testado Q908 e Q906 com mínima fuga entre coletor e base, mas por via da dúvida foram trocados, e felizmente o monitor funcionou.
FIVE STAR FT5015
Defeito: Imagem estreita, não ajusta a largura
Transistor Q 413 com junção aberta
Se não resolver o problema checar componentes ligados à base do mesmo.
Equipamento: Terminal ADD modelo 8433 Defeito: sem imagem / ao aumentar o screen aparece o quadro, mas sem sinal de video Causa: 2816 na placa logica queimado (ele não tem nada a ver com o amplificador de video, mas impede a logica de inicializar completamente); esse defeito é raro, na maioria dos casos o 2816 apenas deixa de armazenar a configuração
Equipamento: Terminal ADD modelo 8349 Defeito: Comunica normalmente com o conector de loop, mas nao comunica com o servidor Causa: Z80 CTC com defeito; ele gera o clock e as temporizações para a interface
Equipamento: Terminal ADD modelo 8433 Defeito: Levanta RTS e trava a comunicação quando vai responder ao poll Causa: Z80 SIO-2 queimado Equipamento: Terminal ADD (todos os modelos que usam a deflexão PAT-05) Defeito: flyback queimado / o original não é encontrado no comercio Solução: troque por um Ipeco 114/150, que é igual ao original (Feg4017).   
DÚVIDAS SOBRE VÍDEO-CASSETES
VCR AIWA BR77 - Defeito display piscando. Solução: Eletroliticos= 22ufx63v, 47ufx35v e 47ufx16v secos (sem capacitancia)
Videocassetes JVC - 671, 641, 651 DEFEITO - mascando fita. Diagnostico - verifique se ao retornar a fita com imagem a fita solta e logo volta ao normal. Solucao - Engrenagem na polia intermediaria travando. A lubrificacao secou e virou cola. Retire o braco da polia intermediaria, desmonte retirando a trava e limpe bem o eixo metalico (principalmente embaixo daquele tipo de copo plastico) e lubrifique.
 JVC 641/651 Defeito na fonte de alimentação: o defeito que esta fonte apresenta geralmente é o vazamento de capacitores eletrolíticos, ocasionando a parada da fonte; mesmo substituindo-os a fonte não oscila. Solução: retire o transformador da placa e em seguida, lave a mesma com sabão ou detergente, com ajuda de um pincel ou escova,após a lavagem, seque a mesma com um secador de cabelo. Se a placa não estiver bastante danificada, com certeza você obterá resultado positivo. PANASONIC G21
Defeito: Quando empurramos a fita para dentro, o display apaga-
Solução: Este defeito ocorre porque a fonte não suporta puxar a mecânica, neste caso deve ser trocado o capacitor eletrolítico de 10uF x 25V que fica numa plaquinha no primário da fonte.
Defeito: Mecânica fica louca:
Solução: Trocar o foto-transistor que fica do lado esquerdo do box
Video nvfj605br panasonic Mensagem: ola peguei este video com grande ruido no som obs:este video e hifi estereo verifiquei a fonte encontrando o capacitor de 330uf/25 esgotado ele esta localizado na fonte e c105b
Video Cassete Panasonic NV-F70
Defeito:Quando desliga-se o VCR com a fita no box, ou tenta usar o retrocesso ou avanço, o video trava as funções, não permitindo nenhum comando, retirando a fita manualmente, e insirindo novamente, ele funciona normal até q se faça alguns dos passos acima. Solução. O F70 usa a mecanica "G" com um recurso a mais, ele tem uma chave de comando q vai na gremalheira dos tracionadores, próximo a chave indicadora do lacre da fita, limpar e ajustar os contatos. Videos Cassetes q tem o recurso de auto tracking, qdo começar a chuviscar e em alguns casos a perder o som ou entrar tela azul, limpar o cabeçote de audio e controle. Este é um defeito muito comun nos videos atuais.
L26-
O video está com o display apagado, a fonte parece que está boa, tem todas as tensões e o video funciona todas as funções, inclusive a luz do traking pisca normalmente ao dar play. Solução: Já peguei 3 vezes esse defeito e nas 3 vezes o problema estava numa trilha rompida embaixo(ou próximo) da bateria de Níquel-Cad...retire a bateria e verifique isso...
SEMP
X470
Defeito: Display fica piscando e a fonte fica oscilando
Solução: Trocar um dos capacitores eletrolíticos que ficam na fonte de 6V
Broksonic-
Defeito: Mecânica fica louca
Solução: Retirar e limpar a chave de posição
SHARP VC762
Defeito: Quando empurra a fita para dentro, a mesma volta. As vezes quase e carregada no cabeçote
porém falta um pouquinho
Solução: Trocar a correia pequena que vai no "motorzinho"de load.
DÚVIDAS EM TELEVISORES-
TVs EM GERAL Defeito: Imagem perfeita e som baixo ou totalmente ausente, porém com ruido alto, constante ou ligeiro, nos canais sem emissoras, ou ao mudar de canais. Solução: Bobina de FI de som. Sujiro tirar a bobina, quebrar o capacitor interno, repô-la e sodar no lugar do capacitor, sob a placa, um capacitor de 100pf, em seguir regular a bobina, aumentando ao volume máximo e obtento o volume mais alto à regulagem. Outro caso: Filtro de frequencia de áudio.
Defeito: Televisor com tela totalmente verde, azul ou vermelha, com traços de retorno. Em alguns casos o aparelho desliga à seguir. Solução: Geralmente o defeito consiste no acúmulo de poeira contendo monóxido de carbono, nas pernas dos transistores, na pla do RGB. Por ser condutiva, gera um curto no coletor dos transistores. Basta limpá-los. Outros casos: Tubo em curto, ou falta de emissão de tensão nas base de um ou mais transistores do RGB, CI de croma.
 Toshiba
Para você  eliminar a função de tela azul no modelo TS-209 CR basta dar um curto na resistência RA72 para o terra do chassis ai da pra ver se tem video ou não.

MODELO: TV-1449(A/A/V)(S/CR) 1470 2070E/2055M/1455M Defeito: imagem fraca sem contraste com cor avermelhada e fraca. C-511 de 10k × 50 volts. Cerâmica.

MODELO: TS 145 VS Defeito: imagem serrilhando fonte apitando. T 803 com o primário aberto. Método para localizar o defeito..

MODELO: TS 207 VS Defeito: Barra de informação desce e vertical encolhe um pouco. Trocar o capacitor de 10K CM.05 do pino 18 do CI TA8669N.
IBMG50:Olá Pessoal,
Eu estou com um monitor IBM-G50 que ao ser desligado aparece um pontinho no meio da tela, e com isso stá queimando o tubo nesse lugar.Eu já vi esse defeito sendo comentado aqui, mas não consegui achar. Alguém poderia me ajudar? Fabio Arai
SOLUÇÃO: resistor R424 de 180K deve estar aberto. paulo terrez
CONFIRMAÇÃO: Olá Paulo,Obrigado pela dica, era isso mesmo. Fabio ..
VITEC MODELO VISION 1400: Alguem sabe me dizer o valor do resistor R825 do monitor Vision Mod 1400? Obrigado
SOLUÇÃO: OI EDSON, REF. VALOR RESISTOR :
ANEL 1 AMARELO
ANEL 2 ROXO
ANEL 3 PRATA
ESPAÇO
ULTIMO ANEL DOURADO 0.47 OHMS
confirmando. este resistor fica perto do p302 não é? Olha, o fabricante deste monitor é VITEC OK.
BATISTA
CONFIRMAÇÃO:
Isso mesmo Batista, é esse bruto resistor torrado em meu monitor. Obrigado pela sua ajuda.

MONITOR ITAUTEC SVGA MODELO VID.COLOR 28I Problema: Monitor disparando a proteção interna(led de power piscando).
Em muitos monitores, o LED piscando significa um provável curto na alimentação após o transformador da fonte de alimentação chaveada.Em alguns monitores deste modelo foi constatado que o problema era causado pelo capacitorC523(4n7/1.6Kv)que altera sua capacitância para baixo provocando a queima do transitor de saída horizontal T502(BUH515) ficando este em curto.É necessário portanto a troca destes dois componentes

MONITOR IBM MODELO 6543 Problema: Monitor sem imagem.Inicialmente , após aberto o monitor, verificou-se a presença de MAT e filamento aceso.Em seguida com a ajuda do osciloscópio detectamos a presença de sinal de vídeo na entrada do CI amplificador de RGB na placa de vídeo.Após aumentar o SCREEN no FLY-BACK apareceu uma linha vertical no centro da tela indicando que não havia sinal de deflexão na bobina horizontal.Olhando as soldas do conector de deflexão percebemos um ponto de solda fria neste conector.Refeita a solda o monitor passou a funcionar normalmente.
--------------------------------------------------------------------
MONITOR SAMSUNG SYNCMASTER 3 Problema: Monitor não liga corretamente:sem alta tensão.
Ao ligar o monitor não se ouvia o indicativo de que o FlyBack estava
operando.Ao medir o transistor de saída horizontal Q402(2SC5149)
foi constatado que o mesmo estava em curto.Após medir todos os
componentes em torno de Q402 ele foi substituído e voltou a queimar.
Estudando novamente a placa (base de Q402) não estava presente o sinal
de chaveamento por conta da falta da tensão de 12V no circuito oscilador.
Na fonte estava a causa do problema:uma solda fria em B603 conforme mostra o esquema:

samsung cqa 4147 - Paulo PROBLEMA :O monitor esta com funcionamento normal, so nao tem ajuste do contraste, alguem pode ajudar?
SOLUÇÃO 1:Prezado Paulo Verifique se o abl atua??? se não atuar verifique tudo nesta linha!!! R434 VR406 ETC
se só o contraste não atua, verifique : D504 D502 D501 6V2 = TEM QUE TER 6 V NESTE ZENER, TEM??
VR502 = POTENCIOMETRO CONTRASTE VARIA NIVEL DC DE 1VA6V Q501 - TRANSISTOR DE CONTRASTE!!!
FAVOR INFORMAR RETORNO...
SOLUÇÃO 2: Olá Paulo...se voce checou o abl e o contraste esta atuando no pino
12 do lm 1203 de 1 a 7v....segue mais testes...voce checou o filamento; tá legal tem 6,5v???
este monitor demora vir o brilho e os caracteres quando é ligado???
voce pode estar com um tubo cansado; voce pode fazer
um teste de catodos RGB, colocando um resistor de 15K
3w dos catodos a massa, deverá ter as cores fortes com retraço!!!!
se tiver ok esses pontos de busca da etapa defeituosa. verifique o clamp gate no pino 14 do lm1203 deverá ter
uma onda quadrada vinda do ic 201!!!pino 7 o ci também é suspeito!!! lm1203n boa sorte e favor dar retorno..
SOLUÇÃO FINAL:
olá Placido. Com a substituição do IC 101 LM1203,o Monitor voltou a funcionar perfeitamente, muito grato pelas suas Dicas.

SAMSUNG CVM4967B:uma dica para monitor sansun cvm 4967b sem video com brilho atuando normal com o sinal de video entrando no ci lm 1203 mas nao sai o controle de contraste esta inoperante o pino que controla o contraste esta com 0,8v nao varia foi trocado o ci e pot. de contraste mas nao deu. Hura
DICA: verifique tudo na linha do abl que vai atuar no pino
12 entrada do contraste que deve variar entre 2 a 6v
SOLUÇÃO FINAL: Valeu amigo placido era o pot do ABL! Hura

02-10-2001 F DE ROMULO KLEDER proview pv-564d Caros colegas, meu monitor (proview pv-564d), queimou o fly-back e ao troca-lo o monitor voltou a funcionar OK, porem quando aparece alguma janela de cor branca na tela as laterais começam a tremer... Ja troquei o capacitor de entrada porem nao resolveu??? o que poderia ser??/ alguem faz ideia? aah, e quando ele está tremendo, se aumentar a tensao da fonte ele estabiliza, mas ao fechar a janela a tremedeira volta!!! Brigadão!!! Ah, e parabens pelo forum Romolo, ficou muito bom... DICAS: Amigo, esta parecendo que a filtragem da fonte esta com problema, verifique os filtros do RGB e do saida horizontal, pode ser algum diodo com fuga também. Boa sorte Olha esqueci, de uma verificada no circuito do ABL, fica no pino 7 do flyback, la tem um capacitor que estora quando o fly queima ok, é um cap. poliester que esta pindurado depois de um resistor que vem do pino 7, se ele estiver ruim pode causar este defeito Boa sorte SOLUÇÃO FINAL: Brigadão, ja solucionei o defeito... realmente éra um capacitor... Valeu!!  Monitor samsung DP15LS=== Estou com um monitor samsung DP15LS com o seguinte problema: assim que eu ligo ele, ele desarma a fonte,retirei o fly back, quando eu retiro ele, a fonte funciona,com suas tensões certas, poderia ser o fly back, mais; com ele fora da placa eu liguei os terminais 1 e 2 (primario) , saio de seus terminais uns 7 milhões e meio de volts, quer dizer, ele nao está em curto, alguem poderia de dar uma ajuda????ou será que o fly back está com problemas???? obrigado Marcelo Rota==== DICAS: PAULO S. Caro colega eu estava com um monitor do mesmo modelo e foi só trocar o fly bak e resolveu o problema,OK.sem mais Paulo.S=== SOLUÇÃO FINAL: Obrigado Paulo Sergio, éra realmente o fly-back, foi só trocar e o monitor voltou a funcionar normalmente marcelo fornari rota
Sansung CVM4967: Botão do efeito almofada não funciona
SOLUÇÃO;Troque C207 Evandro Pierot

Sansung CVP4237: Não liga e fusivel queima.
SOLUÇÃO: D601,D602,D603,D604,Q602 R602 Evandro Pierot
 
Sansung CQB4147: imagem muito larga.
SULUÇÃO: D407 Q406 Q408 C417 R415 e soldas frias Romolo

Sansung CVM4697: Rabo de cometa nos caracteres.
SOLUÇÃO: Ressoldar os comp. da placa RGB tem solda fria Romolo
 
Sansung CQA4147: MAT muito alto desarmando o oscilador via x-ray protection.
SOLUÇÃO: Trocar C418 e checar Q408 Evandro Pierot.
Sansung CVP4967P: Demora pra vir o brilho, vem fraco e o ABL não atua.
SOLUÇÃO: Trocar o LM358 que fica perto do LM1203 Carlos e Placido.
Goldstar CQ4562: Largura em ecesso, tensão +B muito alta.
SOLUÇÃO: Q905 R930R933 Evandro Pierot.
Goldstar: todos 14 e 15" Sem Foco e pouco brilho
SOLUÇÃO: trocar flyback ou adaptador de foco.Evandro Pierot.

Goldstar 1425 plus: Não liga>
SOLUÇÃO: Trocar diodos D709,D910 ou curto ou aberto Q702.Evandro Pierot.

Goldstar 1425 plus: Controles de largura e almofada não funcionam.
SOLUÇÃO: Trocar Q609 com fuga.Evandro Pierot.
Goldstar chassis CA-25: Fonte sem partida Verificar.
SOLUÇÃO: D902, R916 e 917 Romolo.

Goldstar Chassis CA-25: Q706 esquenta e fonte não arma.
SOLUÇÃO: Trocar Flyback. Romolo.

Goldstar Chassis CA-25: Monitor sempre em Stand By.
SOLUÇÀO: Q907 e IC401 Romolo.
 
Goldstar Chassis CA-25: Após algum tempo de funcionamento fica sem foco.
SOLUÇÃO: Trocar flyback ou adaptador de foco. Romolo.
Microtec Mono EM-1417: Sem deflexão horizontal so uma linha.
SOLUÇÃO: Trocar C616 6,8uF/100V Bipolar.Romolo.

MONITOR SAMSUNG syncmaster 450b :
amigos,acontece o seguinte: ao ligar o monitor, o led acende e apaga rapidamente indicando que a fonte está sendo bloqueada. Foi detectado que ao dessoldar o fet Q504 a fonte funciona e as tensões normalizam. Foi trocado este componente e não resolveu. O TSH e o Fly back estão bons. O CI 401 deveria enviar sinais de onda quadrada para o Q504 mas isso não está ocorrendo. O CI foi trocado e não resolveu. A princípio, a ausência desses pulsos está fazendo com que o Fet Q504 sature e jogue 53V diretamente à massa, bloqueando a fonte. Pergunta: Se o CI 401 está bom e esses pulsos não são enviados, o que pode estar bloqueando-os?
Paulo terrez
SOLUÇÃO 1: PAULO S. Caro colega eu estava com um monitor do mesmo modelo e foi só trocar o fly bak e resolveu o problema,OK.sem mais Paulo.S
SOLUÇÃO 2: Tambem estive com o mesmo caso foi so trocar o fly back resolveu...........
julierme
FINAL: Obrigado pelas dicas amigos. Era o FLYBACK mesmo. Até breve. terrez

Monitor Sansung 400Nb (Faixa preta na tela) - Roberto
Substituí o C.I. regulador da fonte KA-2S0880 que encontrava-se em curto. Também substituí o Fly Back FN1528 que também encontrava-se em curto, como não encontrei o original, coloquei um equivalente da BrasAlfa FKD15A001. O monitor funcionou, porém ao aumentar o screen, ou o brilho, ou o contraste, aparece uma faixa preta na horizontal na parte posterior da tela.
Obs: todas as tensões da fonte estão baixa, e aumenta quando diminuimos o brilho, não chegando aos valores que constão no esquema.
Agradeço qualquer informação, porque não sei onde atacar... Antonio

RESPOSTA 1 = OI AMIGO, VC CONTINUA COM PROBLEMA NA FONTE. DE UMA OLHADA NA MINHA HP You are not allowed to view links. Register or Login EM DICAS
UM ABRAÇO BATISTA.
Amigo, de uma verificada nos diodos retificadores do primario e o cap. filtro do mesmo e também uma verificada nos cap. filtros do secundario, principalmente o que alimenta o RGB, deve ter algum com problema. Boa sorte ROMU
SOLUÇÃO = Prezados amigos, Romulo e J.E.Batista. Agradeço as dicas que vocês me deram.
Após uma análise minunciosa na fonte, eu constatei que o C.I. regulador que eu havia trocado estava com defeito.Problema resolvido. Roberto
MICROTEC VGA-14 :Apagado, fonte piscando (Arma e desarma). Foi trocado o transistor Q-805 IRF-620 em curto.
MICROTEC VGA-14NE: Função centragem e pincushion não atua e quadro reduzido. Foi trocado o capacitor C418 5K1X1600 Volts.
MICROTEC VGA-14NE: Fonte com 129 Volts. Foi trocado o Tiristor KA3842 capacitor C418 5K1X1600 Volts.
KIER 14S: Sem sincronismo Vertical e Horizontal. Foi trocado o Capacitor C-904 de 1000µFX40Volts.
KIER 14S: Imagem dobrando dos lados e serrilhando. Foi trocado o Capacitor C-904 de 1000µFX40 Volts.
SAMSUNG CVM4967P: Tubo(cinescópio) com filamento apagado com funcionamento normal aparente. Foi trocado a resistência R-630 de 6 ohms 2Watts aberta.
SAMSUNG CQB4147: Defeito Horizontal fora de freqüência. Foi trocado o circuito integrado IC-201 SL605.
SAMSUNG Sync Máster 3NE : Almofada e largura não atuam. Foi trocado o Diodo UF5404G D407 em curto.
LG Studio Works520SI: Falta a cor vermelha. Foi trocado o transistor Q-353 2n5551.
SAMSUNG CQB -4147: Largura fica no Maximo e não atua no controle externo. Foi trocado o diodo D-407 UF5404/GI - 19720. Pode por no lugar o diodo SKF4F3/06.
SAMSUNG CVM 4967T: Imagem tremendo. Foi trocado o capacitor C-302 de 0,68µF pino 6 do IC-301 LA-7838.
SAMSUNG VM 4967: Ao ligar aparece linha na vertical acesa e logo some. Foi trocado o diodo D-410 zener de 9,1volts e o transistor unijunção IRF9610 regulador Negativo (junção pnp)
SAMSUNG VM 4967: Pin (pincushion) não funciona. Foi trocado o capacitor C-207 de 4,7µFX63volts
SAMSUNG CVM 4967P: Fonte de ultra som não funciona só após uma hora de ligado ele acende normal. Foi trocado o capacitor C-621 de 22µX25volts e refeito as soldas dos seguintes componentes, Q-603,D-401.
TATUNG-COBRA VGA14: Apaga e acende defeito solda fria no transistor Q-801 KA-2141.
LIS Super VGA Cor MARVC- 4967A : Vertical correndo. Foi trocado o capacitor C-504 de 2,2µFX63volts.
PHILIPS 56889/48T Tipo:7CM : Apagado, não tem alta tensão. Foi verificado as trilhas do impresso e aberto entre a resistência R-3512 de 10ohms e R-3540 de 4,7ohms
PHILIPS 56889/48T Tipo:7CM : Com brilho sem imagem. Foi trocado a resistência R-3789 de 10ohms.
PHILIPS 20pt-120A/78R : Vertical com ruído na parte superior da tela. Foi trocado a resistência R-3407 de 220 ohms.
MODELO VGA color-1428 : Apagado, com curto entre coletor e emissor do transistor Q-709 C4769 o defeito e o capacitor C-420 de 0,01µFX250Volts.
MODELO SuperVGA14 28 Defeito: Apagado só após alguns minutos de ligado. Foi trocadoC-831 de 100µFX35volts.
O mesmo monitor com o vertical variando (abre e fecha). Foi refeito as soldas no circuito integrado IC-361 TDA9302H.
ITAUTEC 1024-14C : Imagem retorcida e tremendo um pouco. Foi trocado o capacitor C-457 de 22X250Volts.
MODELO VGA color-1428 : Fonte excessiva circuito integrado vertical e transistor de saída horizontal pifado Foi trocado o diodo Zener D809 de 12 Volts.
IBM 6543-305 : Ao desligar fica um ponto na tela o suficiente para queimar o fósforo do tubo. Foi trocado a resistência de 100 ohms R-671 e a R-424 de 180Kohms as duas aberta. Para localizar no chassis seguir a triha da grade1 Screen do tubo.
MODELO G40 - 6542-105 : Imagem centrada só para o lado direito e enrolando do lado esquerdo. Controle de centragem externo atua mais não corrige Trocar C-402 de 10KX50Volts Cerâmica.
MODELO 6542-105 (G40) : Imagem centrada só para o lado direito da tela atua no controle, mas não corrige. Foi trocado o capacitor de cerâmica C-402 de 10K.
MODELO 640 : Não liga. Foi trocado a resistência do Reset da fonte R-832 de de 150Kohms que está em série com a R-844 de 100Kohms, aberta.
MODELO 15"- 620 : Tela dando expansão na imagem . Foi trocado o capacitor C-851 de 47µFX250Volts.
GOLDSTAR 1465DLS: Quadro reduzido e almofada não corrige . Foi trocado o transistor Q-709 BD677 e Q-706 C5149 mesmo aparentando bom tem que trocar.
VGART Modelo 14" : Sombra na tela parece que o tubo está fraco . Foi acrescentado um capacitor de 10KX250Volts{0,01µF} do coletor de Q-304 para o chassis.
HP HP1024 -D2821 : Apaga e acende quadro fecha dos lados para o meio da tela. Foi refeito as soldas do Transistor Unijunção -7623.
TDA Samurai Modelo 14" : Tela com quadro reduzido e o controle traseiro atua errado . Foi trocado o capacitor C-306 de 4K7X600Volts e o Trimmpot VR-102 H-ZISE.
TDK Computer Modelo 14" : Sombra nos caracteres. Foi trocado o capacitor C-524 de 1µF250Volts.
PROCOMP Modelo 1470 : Ao trocar o Flay-back. Tem que trocar o capacitor C-723 de 1µF63Volts e observar a fase do fio que vai enrolado no Flay-Back. Caso contrario não funciona direito.
DIGITAL Modelo 14" : Sombra nos caracteres . Foi trocado o capacitor C-524 de 1µF250Volts. Monitor diferente o mesmo defeito.
FIVE STAR 9"FS-6009: Vertical enrolado. Trocar C-310 de 2200µFX16Volts.
FIVE STAR 9"FS-6009 : Imagem serrilhando. Trocar C-412 de 1µFX50Volts.
FIVE STAR 9"FS-6009 : Imagem com pouca altura. Trocar C-306 de 100µFX25Volts.
FIVE STAR 9"FS-6009 : Horizontal sai fora de freqüência quando esquenta. Trocar C-411 de 22KX250Volts.
FIVE STAR 9"FS-6009 : Horizontal com sincronismo doce. Trocar C-503 de 1µFX50Volts.
FIVE STAR FS-4950 14": Fica com um lado mais claro que o outro Foi trocado trez capacitores C833, C832, C834 1µFX100Volts, Bipolar.
SAMSUNG CVM 4967 Sync VTC : Apagado, fonte não oscila Foi trocado o transistor Q-102=C3206 e Q-103=5P4M (substituto BUK444=IRF820) em curto.
SAMSUNG Modelo V-4987 : Imagem borrada com sombra do lado esquerdo da tela Dependendo da cor da sombra trocar os capacitores bipolar C-623, C-629, C-234 de 1µX50 Volts
 
 
Monitores que utilizam TDA4866 ou ou TDA8172 na etapa de saída vertical. Cuidado ao trabalhar nesses monitores quando os mesmo estiverem com defeitos na saída vertical. Como esses aparelhos não utilizam capacitor eletrolítico entre a bobina defletora e o circuito integrado de saída vertical quando estiver com defeito pode circular corrente contínua na bobina defletora vertical e isso pode fazer quebrar o pescoço do tubo de imagem. Trabalhe com o monitor ligado o mínimo possível até que o defeito seja sanado.
 
Monitor com fet de potência na fonte,fonte não arranca,colocar em paralelo com a resistencia de supridouro res de 1 R, dois ou tres resistores a fonte arranca.
Augusto azeredo
AJV 1428NI
Defeito: Peguei o monitor com a tela totalmente escura. Resolvi então aumentar o screen e a imagem apareceu com um quadro bem estreito. Medi a fonte de 150V sobre o capacitor C812 e a mesma estava com apenas 80V. Examinando o capacitor C812 (100uf x 200V ) o mesmo estava com um de seus terminais um pouco frouxo e havia sinais de vazamento. Solução: Troquei C812.
 
MONITOR COMPAQ PRESÁRIO MODÊLO 462 DEFEITO: INOPERANTE ( Led frontal não sinalizava ) Verificando fonte primária foi constatado 152 volts chegando até o transformador ( chopper ) , mas sem tensão no secundário do mesmo. O zener 904 foi trocado por estar em curto mas o defeito persistiu. Testado Q908 e Q906 com mínima fuga entre coletor e base, mas por via da dúvida foram trocados, e felizmente o monitor funcionou.
Colaboração: MIRO - São Luís - Maranhão
 
FIVE STAR FT5015
Defeito: Imagem estreita, não ajusta a largura
Transistor Q 413 com junção aberta
Se não resolver o problema checar componentes ligados à base do mesmo.
IBM G50
Defeito: Imagem toda para a direita, ajuste de posição horizontal não atua
A imagem fica feia e indefinida, com muitas faixas escuras
Trocar os capacitores: C205, C225 e C351
Dúvida de um amigo:
Tenho na minha assitencia um monitor ibm modelo g50 que chegou com muito brilho e linhas de retraco
Diminuí o screen no fly mas ficou sem controle de brilho e quando desliga aparece rapidamente um ponte luminoso forte no meio do tubo. ja testei o circuito de brilho mas nao achei nenhum problema.
Verifique R714 Tem que haver uma tensão negativa lá de cerca de uns - 40V Se não houver esta tensão o problema nessa malha.
substituir R424
--------------------------------------------------------------------------------
DEFEITO : Falta de uma das cores primarias. Solucao : Por mais que possa parecer , nao é o CI LM 1203N o culpado ! ( o sinal "entra " e não "sai " ) Com o osciloscopio vemos o sinal "bonitinho" entrando no CI 1203N , mas não é enviado para o amplificador. Existe uma serie de resistores "pendurados" logo ao lado do LM1203 ( todos de precisão ) Se algum deles se alterar, ( mais de 3k ) o CI nao amplifica o Sinal de entrada
Colaboração : Cesar Giacomini Penteado (Marilia -SP)
--------------------------------------------------------------------------------
Monitor Orchestra mod.:Bugle-14
Defeito imagem feia, quando aumenta o contraste vaza todos os caracteres, falta azul. Solução: Soldar R233, resistor branco retangular de 1K2 x 5W. Apesar de parecer que está soldado na verdade não está dando contato. Caso falte outra cor, verificar logo a solda dos 3 resistores de potência. É interessante observar que a ausência do resistor não causa apenas ausência de uma determinada cor mas interfere na qualidade de imagem dos outros canhões.
 
 
Monitor Philips 14B
« Última modificação: Abril 09, 2012, 12:51:57 pm por admin »

Forum da Electronica-Duartes

COLETANEA DE DEFEITOS EM VARIAS MARCAS E MODELOS
« em: Fevereiro 04, 2009, 10:13:22 pm »

 


Links Web Amiga



Fórum Tecnet




Avisos Legais

Política Privacidade