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Autor T√≥pico: Tv semp tv2091, esquentando Bu808dfx  (Lida 4568 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Bens inicius

  • Visitante
Tv semp tv2091, esquentando Bu808dfx
« em: Abril 26, 2009, 01:02:20 am »
amigo duarte ou edson, ja fiz todas modificaçoes e continua esquentando o Bu808dfx claro o transistor parece original,,, desde ja fico agradecido... chassis u15

Forum da Electronica-Duartes

Tv semp tv2091, esquentando Bu808dfx
« em: Abril 26, 2009, 01:02:20 am »

edson tadeu santos reis

  • Visitante
Re: Tv semp tv2091, esquentando Bu808dfx
« Responder #1 em: Abril 26, 2009, 10:18:21 am »
se foi feito todas as modoficaçoes e continua esquentando entao so pode ser o BU808 tem que ser comprado na autorizada
voce mbotou a bobina tem 211 -
VEJA QUE PERTO DO DRIVER TEM UMA RESISTENCIA QUE QUANDO ABRE TAMBEM PROVOCA ESSE DEFEITO  -
foi colocado o capacitor de 100kx250v por baixo entre a base e o terrra do bu 808


veja se voce trocou a resistencia de 0,39ohms para 0,47ohms
« √öltima modifica√ß√£o: Abril 26, 2009, 11:09:09 pm por edson tadeu santos reis »

Bens inicius

  • Visitante
Re: Tv semp tv2091, esquentando Bu808dfx
« Responder #2 em: Abril 27, 2009, 01:41:08 am »
ok amigao edsom fiz isto tudo ai,,mas nao tem transformador drive ,tb troquei os transistores que fazem o drive... amigao obrigado

jarbas santos

  • Visitante
Re: Tv semp tv2091, esquentando Bu808dfx
« Responder #3 em: Abril 27, 2009, 05:03:48 pm »
  Amig√£o esse chassi √© o mesmo verifique essas dicas!

                                           HORIZONTAL

Neste chassi U 15 e nos demais seguintes, foi o maior pepino colhido que deu dores de cabeça, principalmente para os serviços autorizados. Estou me referindo a queima do transistor de saída horizontal BU 808DFI. Já peguei casos em que um coitado havia colocado um dissipador tão grande que teve que amarra-lo a malha do cinescópio pensando ele que fosse falta de dissipação. A queima deste transistor está relacionado com vários fatores e até a qualidade do próprio, quem é autorizado gradiente deve ter uma circular que mostra a comparação de duas fotos informando que o transistor BU808 de um certo lote deve ser desprezado. O dito também é usado por esta e outras marcas. Veja figura 3 abaixo.

Se for comprar o referido, N√ÉO compre se for como a figura acima.Neste chassi U 14, algumas modifica√ß√Ķes foram implementada pelo fabricante para evitar a queima deste transistor. Acrescentar um capacitor na posi√ß√£o C 463 que n√£o consta no esquema mas, esta previsto na pci, de 100K (smd) na base do Q 404 a massa. Note que poli√©ster trabalha melhor nesta posi√ß√£o. √Č importante salientar que nos primeiros lotes deste chassi este capacitor existe somente a posi√ß√£o e nos demais lotes ele existe com o valor de 2k2, na d√ļvida troque direto por 100K. Outras modifica√ß√Ķes √© alterar o valor de R 426 para 0R47 e retirar o jumper JP 001 na base do Q 404 e, no lugar colocar uma bobina choque chamada TEM 2011 fornecida pelo fabricante cujo c√≥digo de estoque √© 456606, trata se de um choque apenas com ferrite tipo aqueles encontrados nos terminais de transistores. Chamo aten√ß√£o para n√£o colocar qualquer uma devido o efeito da indut√Ęncia e como sugest√£o altere o valor do C 419 de 47/50v para 47/100v.
Como vemos , a mudan√ßa nesta etapa  foi a elimina√ß√£o do trafo driver e substitu√≠do pelo transistor Q 403 STX 112 que n√£o possui equivalente conhecido e n√£o adianta medir como um transistor bipolar, medi√ß√£o tradicional na escala √īhmica n√£o √© poss√≠vel. Ali√°s, a retirada do trafo driver foi revista, no chassi U17 que √© o mais recente da fam√≠lia voltaram com o velho e bom driver a transformador. Quando pego o transistor H em curto fa√ßo uma geral para evitar retorno que √© a troca direta tamb√©m do Q 403 e Q 406, desta forma n√£o tive mais problema, claro que sempre observando a qualidade do transistor de sa√≠da que N√ÉO deve ser igual a figura 3.Outro pepino que fez cair o cabelo de muita gente foi o famoso D 448 que abre de forma intermitente e n√£o adianta medir j√° que isso ocorre somente quando  em funcionamento. A grosso modo podemos notar nesta linha, temos o D 449 que recebe a tens√£o do Q 430 9v Hvcc que inicialmente √© a respons√°vel  tamb√©m pela alimenta√ß√£o do driver Q 403. Ap√≥s gerar a mat e as tens√Ķes secundaria no Fly back seu pino 7 ter√° 12v retificado por D 448 e praticamente desprezando o D449 que entra em corte. No caso do defeito em D 448 que todos que encontrei eram abertos e desta forma deixando D449 fica trabalhando sozinho na alimenta√ß√£o do driver e o Q 430 trabalhar al√©m do limite, raz√£o esta que o mesmo aquece muito e altera isso quando n√£o abre, se tiver no lugar um transistor KTC 3309, coloque um 2SC 2655 que tamb√©m admite outros equivalentes. Como este diodo quase sempre abre apenas quando esta em funcionamento, voc√™ deve monitorar a tens√£o no catodo que deve ser sempre  12V, se cair para 9V esta aberto D448 e o TR Q 430 fervendo. Este diodo √© de corte r√°pido e na posi√ß√£o D 448 e 449 voc√™ encontrar√° com o c√≥digo comercial D1NL20U e FR 104. Em mar√ßo deste ano ( 2006)  o fabricante  mandou usar apenas o D1NL20U e se voc√™ for comprar numa autorizada o c√≥digo de estoque √© 457320. Particularmente tenho usado em ambas as posi√ß√Ķes o velho e bom 4F1/10 ou BY 96 e n√£o tenho  retorno. O fly back quando entra em curto tamb√©m levar junto alguns  componentes  na linha do ABL , normalmente abre o R 227 o R 408 e o R 218 no pino 27 do micro. J√° peguei  tamb√©m o C 226 com defeito sem o FBT entrar em curto. Na pr√°tica quando encontrar o FBT em curto olhar toda linha do ABL come√ßando pelo cl√°ssico que aqui √© C445.

 


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