Site Electronica-Duartes.com


As dicas de reparação apresentadas neste site, são destinadas aos técnicos de electrónica. Não tente fazer uma reparação se não tem conhecimentos técnicos que lhe permitam fazer uma reparação na área da electrónica em segurança. Nesta área, muitos aparelhos apresentam tensões muito elevadas em alguns circuitos, que podem constituir um grave risco para a vida de quem os tente reparar, sem que para isso tenha conhecimentos técnicos adequados.

A sua vida é muito importante, não arrisque reparar estes aparelhos se não tem conhecimentos técnicos para o fazer.


***O endereço do Fórum electronica-duartes foi alterado*** Por Favor Clique Aqui para entrar***














Transístor Saída Horizontal Aquecendo Demasiado





Este é sem dúvida o motivo de grande dôr de cabeça para o técnico reparador de tv. Caso a tv que está reparando esteja com o transístor de saída horizontal (ou de linhas) aquecendo demasiado ou até queimando ele logo após ligar, veja abaixo algumas dicas de como fazer para tentar resolver esse seu problema.

1 -Tem a certeza que o transístor que está a utilizar é de absoluta confiaça?
Actualmente no mercado de componentes, existe muita falsificação. Dê uma vista de olhos na página sobre componentes falsificados

2 -Caso tenha trocado o fly-back (transformador de saída horizontal ou de linhas), tenha a certeza que o transformador que usou na troca é de absoluta confiaça.

3 -Verifique se o pulso "HOut", proveniente do "Jungle" ou "Faz Tudo", está correcto. Caso não disponha de um osciloscópio para analisar este pulso, troque os condensadores electrolíticos desta linha.

4 -Verifique com um capacímetro a capacidade do condensador de sintonia do fly-back (ou de largura). Se não tiver este aparelho na sua bancada, troque o(s) referido(s) condensador(es) (por vezes existem dois).

5 -Verifique como está a tensão de B+.

6 -Verifique todos os componentes relacionados com o driver horizontal, incluindo o condensador de filtro da alimentação deste circuito. Deve dar muita atenção ao núcleo do transformador driver. Pesquise a existência de soldas frias nesta área.

7 -Por último, caso não tenha conseguido resolver ainda o seu problema, troque o soquete do tubo ( cinescópio).