Site Electronica-Duartes.com


As dicas de reparação apresentadas neste site, são destinadas aos técnicos de electrónica. Não tente fazer uma reparação se não tem conhecimentos técnicos que lhe permitam fazer uma reparação na área da electrónica em segurança. Nesta área, muitos aparelhos apresentam tensões muito elevadas em alguns circuitos, que podem constituir um grave risco para a vida de quem os tente reparar, sem que para isso tenha conhecimentos técnicos adequados.

A sua vida é muito importante, não arrisque reparar estes aparelhos se não tem conhecimentos técnicos para o fazer.


***O endereço do Fórum electronica-duartes foi alterado*** Por Favor Clique Aqui para entrar***














Televisão Digital Terrestre (Tdt) em Portugal





Veja na foto abaixo como ligar um receptor/adaptador para receber as emissões da Tdt


As diversas fases da Tv em Portugal







As emissões da Tdt (Televisão Digital Terrestre) começaram ontem,(29/04/09) e já cobrem 40% da população.

A Televisão Digital Terrestre (Tdt) arrancou ontem, oficialmente em Portugal. A partir de agora, começam os preparativos para o switch-off (ou seja o desligamento) definitivo das emissões analógicas.Este desligamento, deverá acontecer antes da data que foi imposta pela União Europeia.
A Portugal Telecom (PT) anunciou que conseguiu ultrapassar os objectivos iniciais de cobertura que estavam previstos. Assim, em vez das oito a 12 localidades previstas para o começo das emissões digitais, neste momento, há 29 concelhos, incluindo ilhas, que estão a partir de hoje abrangidos pela Tdt, o que corresponde a 40% da população portuguesa.
Até ao final do ano, a PT espera que as emissões da Tdt sirvam 80% da população do país, sendo que, em 2010 todos os portugueses terão acesso às emissões digitais da Tdt. A PT acredita que estará em condições para adiantar em 16 meses o prazo imposto pela União Europeia para o desligamento das emissões analógicas, o que deverá acontecer em 2011.
Entre as vantagens das emissões digitais, conta-se a maior qualidade de imagem e de som, ou ainda, a possibilidade da emitissão em alta definição.
Outra das vantagens, será o uso mais eficiente do espectro radioeléctrico. A União Europeia está, neste momento, a discutir qual deve ser o uso que será dado ao valioso espectro que será libertado com o desligamento das emissões analógicas, sendo provável que este venha a ser utilizado para serviços de dados móveis e, possívelmente, para as redes de telecomunicações de quarta geração (4G).
É de salientar que a Tdt é o meio de transmissão televisiva que vem substituir as actuais emissões aéreas analógicas.
Deste modo, apenas os telespectadores que usam uma antena terrestre como meio de sintonizar as emissões televisivas terão de tomar medidas para continuar a ver TV depois das emissões da tv analógica serem desligadas.
Se for este o seu caso, e o seu televisor não tiver um sintonizador digital compatível com a norma portuguesa de Tdt, (MPEG4/H.264), terá de adquirir um receptor ou adaptador (descodificador/set top box) para poder continuar a assistir às emissões de TV depois do switch-off.


A Portugal Telecom (PT), irá ainda continuar a proceder gradualmente à cobertura do restante território nacional, prevendo-se que fique concluída até ao final do próximo ano. O Governo comunicou entretanto já que também que irá proceder ao desligamento do sinal analógico a 26 de Abril de 2012, altura em que todas as habitações que apenas têm disponível o serviço gratuito de televisão – o que corresponde a cerca de metade das habitações portuguesas – terão que utilizar sómente o sinal digital.

Veja Aqui a lista de todas as localidades que já têm disponível a emissão da Tdt.


Fonte:www.tdt.telecom.pt




Veja abaixo o mapa das regiões de Portugal (sem as ilhas) com cobertura das emissões da Tdt





Veja abaixo a previsão da cobertura para Portugal (sem as ilhas) em 31/12/2009




Fonte:http://tdt-portugal.blogspot.com




Segundo notícia do Jornal Público", de 27/04/09, a partir de 29/04/09, entre 10 e 12 localidades de Portugal irão começar a receber as emissões experimentais da Tdt (Televisão Digital Terrestre).
Estas emissões, em nada vão interferir com os utilizadores que já recebem a televisão através de cabo ou satélite.A emissão da Tdt, irá oferecer mais canais gratuitos e serviços interactivos com melhor qualidade.A PT, que é a operadora que irá distribuir o sinal, assegura que até ao final do corrente ano, 80% do país estará coberto pela emissão da Tdt segundo esta notícia do "Público".
A Tdt, irá ter mais um canal nacional generalista, o qual ainda não foi atribuído, mais 15 a 20 canais nacionais e 35 a 45 canais regionais.
Continua sem estar confirmado o preço a que irão ser vendidos os receptores ou adaptadores (descodificadores/set top box) com a norma MPEG4/H.264 e a tecnologia DVB-T, mas fala-se que deve rondar os 50 euros.


Vídeo no Youtube com informação sobre a Tdt (Televisão Digital Terrestre)






Emissões da Tv Analógica vão terminar em Abril de 2012

Em 26/02/2009 foi determinado pelo governo que as emissões da tv analógica irão terminar em Abril de 2012. A partir desta data, as transmissões serão apenas no formato digital. Isto quererá dizer que, o mais tardar, (se não houver nenhum adiamento,) a partir de 26 de Abril de 2012, o único sinal de televisão que será recebido através da antena terrestre será o da Tdt,(Televisão Digital Terrestre).
Esta determinação do governo, faz caír por terra a proposta da PTelecom de terminar as emissões da tv analógica já em 2011, ou seja, uma ano antes da data limite que foi imposta pela Comunidade Europeia.
Por um período de cerca de 12 meses, as transmissões serão efectuadas simultâneamente nos dois modos (analógico e digital).
O governo adiantou ainda que vai ser desenvolvido um conjunto de acções e medidas que visarão "estimular uma migração maciça voluntária" mas, de modo que tenham o menor impacto possível entre os consumidores.
Para que possam receber as emissões da Tdt (Televisão Digital Terrestre), os consumidores, terão que ter uma tv compatível com a norma de compressão MPEG-4/H.264, a norma que foi adoptada para a emissão da Tdt em Portugal a qual, não é suportada ainda pela maior parte dos receptores de televisão que são neste momento vendidos por cá.
Caso não disponha de um receptor de tv pronto a receber MPEG-4/H.264, para poder captar as emissões da Tdt, terá que adquirir um receptor ou adaptador (descodificador/set top box) indicado para receber este tipo de emissão.
Os receptores ou adaptadores (descodificadores/set top box)irão ser fornecidos por vários fabricantes.Este aparelhos estarão disponíveis no comércio e através da PT.O preço de 50 Euros para o modelo mais básico, é um valor estimado (muito embora a PT espere que possa ficar abaixo deste valor), uma vez que ainda decorrem negociações com os fabricantes.


Fonte:tdt-portugal.blogspot.com


Últimas sobre o fim das emissões da Tv analógica
A 1ª fase deste processo, está prevista para 12/01/2012 e dela faz parte o Litoral, (exepto os emissores do Monte da Virgem, Montejunto, Lousã e Marão que serão desligados em 26 de Abril).

A 2ª fase deste processo, está prevista para 22/03/2012 e dela fazem parte os Açores e a Madeira

A 3ª fase deste processo, está prevista para 26/04/2012 para as restantes zonas.

Excepções são:

O Retransmissor de Alenquer----Que irá encerrar em 12/05/2011.
Retransmissor de Cacém–--------Que irá encerrar em 16/06/2011.
Retransmissor da Nazaré-–------Que irá encerrar em 13/10/2011.



Algumas perguntas sobre a Tdt e as respectivas respostas


Afinal, o que é a Tdt?
A Televisão Digital Terrestre (Tdt), é uma recente tecnologia de teledifusão via terrestre (por meio de antenas) em sinal digital que vai substituir a actual teledifusão analógica terrestre (a nossa televisão "tradicional").

A Tdt, irá permitir uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países membros esta nova tecnologia de teledifusão, estabelecendo um prazo (até 26/04/2012) para que a actual transmissão da tv analógica seja desligada.
A Portugal Telecom irá instalar toda a infraestrutura de rede que seja necessária para cobrir todo o pais com a Tdt.O utilizador apenas terá de adquirir um descodificador (adapatador ou set-top-box) compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já uma tv que permita receber directamente o sinal digital compatível com a norma que irá ser utilizada em Portugal.



Como funciona a Tdt?

Com a evolução das novas tecnologias é hoje possível fazer-se a transmissão do sinal de televisão no formato digital em vez do anterior formato analógico funcionando da seguinte forma:

Na Tdt os sons e imagens gravados ou até mesmo capatados por uma câmara de televisão, bem como os seus dados associados, passarão a ser convertidos e codificados numa sequência de bits que serão injectados num emissor de televisão digital terrestre, e difundidos através do espectro electromagnético, pelos centros emissores.Este sinal, será depois recebido por intermédio das normais antenas terrestres (que hoje são usadas para a recepção normal de tv), e convertido novamente em som e imagem de cada canal de tv pelos descodificadores Tdt(adaptadores ou set top box), que podem ser independentes ou integrados nos televisores instalados nas residências.



Quais serão os benefícios da Tdt?

Os portugueses que vêm os quatro canais da actual tv analógica portuguesa (que são cinco nas regiões autónomas) irão beneficiar de uma melhor experiência de televisão pois:

A Tdt permitirá a disponibilização de mais canais gratuitos, para além dos actuais da RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP MADEIRA e RTP AÇORES.

A Tdt permitirá também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, tais como, guias electrónicos de programação (EPG), serviços avançados de informação e outros serviços interactivos.
A qualidade do som e imagem da emissão em Tdt é muito superior à da actual emissão analógica, devido sobretudo à natureza digital do sinal possibilidade de som dolby digital.
Com a "Tdt", não existirá o problema da imagem com interferências ou chuva e a resolução da imagem é muito superior.



Quando terei que mudar para a Tdt?

O início das emissões da Tdt em Portugal está previsto para o dia 29 de Abril de 2009, sendo a cobertura alargada gradualmente até 2011.
Entre os anos de 2009 e 2011 irá decorrer um período em que serão transmitidas em simultâneo as emissões da Tdt e da Tv Analógica, tendo sido antecipado pela Portugal Telecom a cobertura total do país em 12 meses, face ao prazo limite para que as emissões da Tv Analógica sejam desligadas, prazo este que foi definido pela Comissão Europeia.
Se reside numa àrea coberta pelas emissões da Tdt, deverá começar por verificar qual o estado dos seus materiais e aparelhos de recepção para o serviço analógico, podendo existir várias situações possíveis:

Se já utiliza a recepção da TV Analógica Terrestre e tem uma antena de recepção para UHF, que suporte pelo menos a banda V e não possui filtros e ou amplificadores afinados para outros canais de RF que poderão impedir a recepção da Tdt, apenas necessita de adquirir o receptor (adaptador ou set top box) TDT MPEG-4/H.264.
Se não possui instalação de recepção do serviço analógico, deverá mandar instalar uma antena UHF e respectivo cabo até à sua habitação, e adquirir o receptor (adaptador ou set top box) Tdt MPEG-4/H.264.
Alguns aparelhos de TV mais recentes já possuem sintonizadores DVB-T.Estes aparelhos só são compatíveis com a Tdt em Portugal se estiverem de acordo com a norma de descodificação MPEG-4/H.264 (Atenção porque a grande maioria é MPEG2 - Que neste caso será um receptor indicado para captar a Tdt Espanhola). No caso da sua TV incorporar o DVB-T com MPEG-4/H.264, não será necessário adquirir o receptor/adaptador.

Quanto terei de pagar para mudar para a Tdt?

A recepção da Televisão Digital Terrestre (Tdt) é gratuita.No caso de já utilizar a recepção da tv analógica terrestre 4 canais (ou 5 nas regiões autónomas), o custo da mudança para a Tdt, vai corresponder apenas ao valor que terá de pagar pelo descodificador que não deve esquecer, terá de ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, no caso claro está de não possuir ainda uma tv que permita a recepção directa do sinal digital, e que se reconhece por ter marcada na tv a sigla "HDTV", "HDTV1080P" ou referência à norma MPEG4/H.264.


Onde posso adquirir os receptores/adapatadores?

Os receptores/adaptadores estarão disponíveis nos locais de venda de equipamentos electrónicos habituais.

Fonte:www.tdt.telecom.pt

Page 1 2 Next >>